No hinduísmo, Arquétipo Brahma é considerado o primeiro deus da Trimurti, uma trindade de deuses. Acredita-se que ele seja o responsável pela criação do universo, da natureza, da consciência e do pensamento humano. Assim também é creditado por dar a capacidade aos seres de perceber sua própria existência.

É importante notar que Brahma não é tão amplamente adorado no hinduísmo em comparação com outros deuses como Shiva e Vishnu. Isso porque, segundo a mitologia hindu, ele criou sua própria filha, Saraswati, e se apaixonou por ela, o que é considerado incestuoso e não é aceitável na cultura hindu. Como resultado, existem poucos templos dedicados a ele, e ele não é amplamente adorado no hinduísmo contemporâneo.

Vale ressaltar que existe outra divindade chamada Brahma na tradição budista. Nesta tradição, Brahma é um dos seres celestiais superiores, que residem em um plano superior de existência conhecido como Brahma-loka. Acredita-se que esses seres celestiais sejam altamente espirituais e frequentemente descritos como meditativos e contemplativos.

Para resumir, Brahma é uma divindade no hinduísmo que é responsável pela criação do universo, natureza, consciência e pensamento humano. No entanto, ele não é amplamente adorado no hinduísmo contemporâneo devido à sua controversa história mitológica. Além disso, há outra divindade chamada Brahma na tradição budista que é um ser celestial superior.

Categorias: Artigo

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Traduzir »